sexta-feira, 20 de março de 2009

Introdução e origem do Hip-Hop

Hip-Hop - Street Dance


Mais que um vício


Uma !PAIXÃO!


O que é Hip-Hop?!



O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades. O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas,a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite.
A música hip hop não deve ser confundida com o
rap (rhythm and poetry), pois este tem estrutura divergente da música hip hop em vários pontos, apesar de terem pontos em comum. Existem rappers que não tocam hip hop, como Eminem e Racionais MC's, assim como existem músicos de hip hop que não fazem rap. A premiação da MTV americana, o Video Music Awards, por exemplo, conta com duas categorias distintas: uma pra melhor clipe de rap e outra para melhor clip de hip hop.



No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. Como movimento cultural, o hip-hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de re-socialização de jovens das periferias no sentido de romper com essa realidade.



Street Dance



Existem dois tipos de danças de ruas:
-dança de rua vinculada ao movimento
Hip Hop;
-dança de rua vinculada às academias e estúdios de dança, o famoso street dance.
Podemos caracterizar o
Street Dance como:
Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade;
Um
ritmo,onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.
Uma dança com maioria de dançarinos homens, porém hoje encontra-se um maior espaço para as mulheres.
São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes,algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.
A Dança de Rua quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril//Hop - pulo) toma um outro sentido na história e em sua formação.
Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop, entre eles temos:
O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls
O Locking, executados por lockers
O Popping, executado por poppers
As Social Dances
O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mcs em seus shows, os Djs entram e tocam a música e os dançarinos (b.boys ou b.girls) fazem a sua dança nessa batida da música.
Difere-se do Street Dance pois o Hip Hop utiliza-se das danças sociais conhecidas como, harlem shake, happing feet, monastery e etc, enquanto o Street Dance além desses estilos se utiliza também das linguagens corporais do
Jazz, Dança Contemporânea, e outros movimentos conhecidos pelo corpo do dançarino e do coreógrafo. Em outras palavras, o Hip Hop é um estilo de dança mais dinâmico, já que este veio de festas, enquanto o Street Dance veio das academias e limita-se mais as coreografias.
Uma das grandes características do Street Dance vinculada ao Hip Hop é a improvisação, que algo momentâneo e acontece com mistura de linguagens entre, encenação teatral, mímica e dança. Tem o seu nascimento nos Estados Unidos da América, o leste e o oeste norte americano tem expoentes diferentes de estilos e de representantes no Street Dance.






Lia Ary Dance Studio


Geeeentee! Esse é meu blog mais recente e o único que eu to levando a sério, lógico, estamos falando da minha paixão. Eu sou a Lívia, mas esse blog não é só meu, é também de mais duas amigas minhas, Giovanna e Vanessa, de vez em quando ela vão vir postar aqui também.



Mudando de assunto, Lia Ary é o nome da minha academia de dança, considerada uma das melhores em Hip-Hop de Fortaleza \o/! (Propaganda!) Todo ano ela a academia faz um festival de dança envolvendo jazz, sapateado e Hip-Hop, o tema do festival de 2008 foi Memórias poéticas de um corpo em movimento. Eu não estou na academia a muito tempo, contando com o mês de março são 4 meses. Eu posso não ser uma das melhores, mas eu danço bem, OK?! Eu vou deixar aqui um video da minha dança do ano passado, o nome da dança é XISSS!














Se gostarem eu vou deixar mais videos desse festival que talvez vocês gostem, depois eu volto e deixo mais, beijos ;**











Um comentário:

  1. Olá meus parabéns pelo trabalho, eu sou Diego de Cristo Carvalho um dos coordenadores do grupo Ginga Total Afro Pop, que é um trabalho social que desempenhamos nas periferias de Curitiba-PR onde visamos a dança como um instrumento de inclusão social, tirando crianças, adolescentes e adultos do caminho das drogas e da violência.
    Trabalhamos com as modalidades de dança Afro, Axé, Funk, Pagode Baiano e Hip Hop, compondo assim a modalidade de dança Afro Pop.
    Caso queira conhecer melhor o grupo entre em nosso blog gtafropop.arteblog.com.br, ou pode entrar em contato no e-mail gingatotalofice@gmail.com. Logo abaixo deixarei um link de um vídeo de apresentação nosso para vcs verem. Abraço e sucesso para vcs.

    http://www.youtube.com/watch?v=p3xcsynAIjE

    ResponderExcluir